XXIV Assembleia Geral Ordinária - Fique por dentro
- SindMPU-PE
- Apr 24, 2023
- 2 min read

Na manhã de 21 de abril de 2023, teve início em Brasília a XXIV Assembleia Geral Ordinária (AGO-2023), com a participação de 135 delegados registrados. A mesa principal do evento contou com a presença do DENC do SindMPU, que enfatizou a importância da AGO para a categoria, e convidados especiais.
O evento incluiu um discurso do diretor do SindMPU, Renato Cantoni, que enfatizou que a AGO era uma oportunidade para discutir a direção da categoria.
Em seguida, a diretora do departamento jurídico do SindMPU, Bruna Pieri, destacou que o evento resultaria na consolidação do Plano de Lutas e do Plano Anual de Ação Sindical.
Os convidados especiais Rudnei Marques, presidente do Fonacate, e Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef, fizeram discursos sobre o fortalecimento do serviço público, a valorização dos servidores públicos e a importância de derrotar a PEC 32/2020. Os discursos abordaram a redução da força de trabalho, o acúmulo de funções e a reestruturação do plano de salários. Os palestrantes também abordaram temas como a auditoria da dívida, inflação, especulação financeira, informatização do serviço público e desmantelamento de empresas estatais.
Houve uma comovente homenagem as 33 delegadas mulheres presentes no evento, em reconhecimento à importante contribuição das mulheres no serviço público e em defesa dos direitos da categoria. O momento foi marcado por palavras de empoderamento e reconhecimento das lutas e desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente de trabalho, além de uma reflexão sobre a necessidade de uma maior representatividade feminina nos espaços de decisão sindical.
No segundo dia da XXIV AGO, houve discussão sobre o Plano de Lutas pela manhã e, à tarde, foi solicitada a apresentação do relatório das contas do ano de 2022 pelo presidente do Conselho Fiscal Nacional. Houve uma discussão acalorada e ao final, a mesa diretora foi substituída pelos integrantes do CFN para a apresentação do relatório. Após a leitura do relatório de 77 páginas, a DENC solicitou questão de ordem a respeito da apresentação do parecer conclusivo do CFN, devido ao prazo de resposta de 90 dias indicado no relatório. Para respeitar os prazos estatutários, a votação do parecer das contas de 2022 foi adiada para a próxima AGE que ocorrerá em outubro deste ano. A análise de alterações estatutárias também ficou para essa data.
Commentaires