Não à Reforma Administrativa! Não ao Desmonte do Estado.
- SindMPU-PE

- Oct 6, 2025
- 1 min read
Updated: Oct 14, 2025
O SindMPU-PE manifesta total repúdio à nova proposta de Reforma Administrativa, apresentada pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) na Câmara dos Deputados. A proposta, que volta a ameaçar o funcionalismo público, retoma pontos já amplamente rejeitados pela sociedade e representa um grave retrocesso para o Estado brasileiro e para os direitos da população.
Entre as medidas mais preocupantes estão:
• O enfraquecimento da estabilidade e da proteção ao servidor público;
• Critérios mais rigorosos e subjetivos para o estágio probatório;
• Restrições à realização de concursos públicos;
• Redução de benefícios e direitos históricos;
• A substituição da progressão por tempo de serviço por avaliações periódicas de desempenho; • E a imposição de tabelas remuneratórias únicas, com forte impacto sobre a valorização das carreiras.
Essas alterações desestruturam o serviço público e comprometem a continuidade e a qualidade dos atendimentos à população, enfraquecendo o papel do Estado como garantidor de direitos sociais.
O SindMPU-PE entende que a Reforma Administrativa representa um projeto de desmonte do serviço público, ao priorizar uma lógica de mercado e gestão gerencialista em detrimento do interesse coletivo.
O sindicato convoca toda a categoria a permanecer mobilizada e a somar forças na jornada de luta contra a PEC, haverá um ato nacional no dia 29 de outubro, em Brasília, nas proximidades do Congresso Nacional.
Pela rejeição integral da Reforma Administrativa. Em defesa dos servidores, do serviço público e dos direitos da população!







Comments