Assembleia Seccional Extraordinária do SindMPU-PE delibera sobre mobilização pela simetria
- SindMPU-PE

- Sep 25, 2025
- 2 min read
No dia 24 de setembro de 2025, servidoras e servidores ativos e inativos das unidades do Ministério Público da União em Pernambuco realizaram atos de mobilização pela simetria entre o MPU e o Poder Judiciário. As atividades ocorreram às 14h, na Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região, e às 15h30, na Procuradoria da República em Pernambuco, seguindo o calendário aprovado pelo Colégio de Diretores do SindMPU.
Durante os atos, foi apresentada a orientação da Diretoria Executiva Nacional (DENC) para que a paralisação nacional, inicialmente prevista para o dia 25/9, fosse suspensa. A justificativa apresentada é a necessidade de construir uma greve em âmbito nacional, de forma unificada, em conjunto com sindicatos e associações de Brasília.
Diante desse cenário, as mobilizações em Pernambuco foram transformadas em Assembleias Seccionais Extraordinárias, ocasião em que os servidores e servidoras deliberaram, por unanimidade, pela revogação do ato de deflagração da paralisação no estado.
Entre os encaminhamentos aprovados, destacam-se:
Encaminhamento de ofício à DENC solicitando a comunicação oficial às seccionais sobre o novo calendário de mobilização, em conjunto com o SindJUS;
Proposta de criação de um painel de comunicação no site do SindMPU, com informações atualizadas sobre os atos e o andamento da mobilização;
Definição de que os canais digitais (site e redes sociais) sejam utilizados como extensão oficial dos comunicados aos servidores;
Convocação de uma nova Assembleia Seccional Extraordinária, a ser realizada no dia 25/9, às 17h, por videoconferência, para informar os resultados da reunião entre o SindMPU e o SindJUS.
O SindMPU-PE reforça seu compromisso com a luta pela simetria entre MPU e PJU e destaca a importância da mobilização coletiva das servidoras e servidores em todo o país.







Comments